Hambúrguer de quinoa com abobrinha!

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Vamos a mais uma receitinha! Essa foi uma que fiz não esperando muita coisa e o resultado foi surpreendente! rs É tão bom quando isso acontece! 😀

Estava com vontade de comer hambúrguer de quinoa, procurei algumas receitas e não tinha quase nada dos ingredientes, ai decidi fazer com o que eu tinha na geladeira mesmo, improvisando! Ficou muito bom! Foi super aprovada pelo meu marido que é mega carnívoro! Ele comeu uns 4 kkkk e depois ficou pedindo mais!

Então vamos ao que interessa!

Ingredientes:

1 xíc de quinoa em grãos cozida (explico abaixo )
1 abobrinha italiana ralada
1/2 cebola grande
Cebolinha (aprox. uma xícara de café, mas vai de gosto claro)
Gergelim preto (uma pitadinha)
1 ovo
Farinha de aveia
1 colher sobremesa de óleo de coco (opcional)
Sal e pimenta do reino

Preparo:

A Quinoa cozinha super rápido, eu gosto de colocar primeiro ela de molho na água por uns 20 minutos, para tirar o amargor, e diminuir a fermentação. Dizem que quanto mais tempo de molho melhor, todos os tipos de feijão, lentilha,etc eu deixo de molho de um dia pro outro, que é o ideal, mas quanto à quinoa, tem gente que fala que quanto mais tempo de molho melhor, tem quem fale que não precisa tanto. Enfim, como eu sempre decido fazê-la no dia mesmo, então deixo uns 20 minutos. Voltando…Então antes de começar a fazer qq coisa, coloque a quinoa de molho. Depois retire toda a água do molho e cozinhe por aproximadamente 18 / 20 minutos. Eu faço a medida – 1 xic de quinoa para 3 de água. Ela vai hidratar bastante, ficar “gordinha” e forma tipo um anelzinho em volta! Sempre é bom dar uma experimentadinha (para quem não é expert na cozinha como eu , que olha e já sabe q tá pronto, a melhor coisa é ir experimentando tudo! A chance de errar fica bem menor, pq vamos acertando o ponto e o tempero! )!

Reserve a quinoa!

Em uma frigideira, refoge a cebola no azeite, e quando estiver transparente, coloque a abobrinha ralada (no ralo grosso mesmo, aquele da cenoura), sal e pimenta do reino à gosto. E ai deixa refogar bem, até a abobrinha ficar bem molinha (pra saber o ponto, aquela provadinha básica! rs), depois coloque a cebolinha picada e misture bem! Regue com um pouco mais de azeite e o óleo de coco e desliga o fogo!

Depois junte com a quinoa cozida e misture bem! Ai quebre um ovo em uma tigelinha a parte, de uma misturadinha com o garfo e acrescente aos ingredientes (o ovo é para dar a liga, eu já fiz essa receita sem ovo também e deu certo, mas com ovo ficou mais macio eu achei, mais gostoso), depois vai colocando um pouquinho de farinha, aos poucos até ficar com uma consistência que dê para fazer os formatos. Mas coloque bem pouco mesmo e vai mexendo, sentindo como está a massa. O hambúrguer não vai ficar tipo um bolinho duro que não se desmancha, a consistência ficará mais mole mesmo, faça as bolinhas em formato de hambúrguer em uma tábua e com a ajuda de uma espátula, vá colocando na frigideira aquecida com um pouco de azeite ou óleo de sua preferência, eu usei óleo de girassol. Deixe ele grelhar bem de um lado, antes de virar, senão pode quebrar! Aí é só grelhar do outro lado e está pronto!! Delicia!!!

Obs. Se quiser um hambúrguer mais saudável ainda, asse no forno. Eu fiz na frigideira mesmo, pois a fome estava batendo e no forno ia demorar muito! hehe Mas mesmo assim é bem mais saudável ne! Porque ele frita super rápido, não fica imerso no óleo e não fica aquele cheiro de gordura na casa!

Algumas fotinhos…

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Dá pra perceber que ele fica com uma consistência bem mais mole mesmo, mas depois que vai pra frigideira já muda bem, nessa foto tinha acabado de virá-los.

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E o resultado final:

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Agora, como sempre, algumas informações pra quem interessar:

A quinoa é um alimento super versátil, pode ser utilizada só cozida e temperada, para substituir o arroz, dá pra fazer risoto, comer como salada e fazer hambúrguer (ah vá ), bolinho, e várias outras receitas! Mas para essas receitas precisa utilizar a quinoa em grão. Ela também pode ser encontrada em flocos ou farinha! Pode bater em sucos, vitaminas, polvilhar em frutas…
Com certeza vocês verão várias receitas com Quinoa por aqui! Eu adoro!

E os benefícios são vários! Pra ter ideia foi considerada como um dos alimentos mais completos pela Academia de Ciências dos Estados Unidos, pelo seu alto poder nutritivo. Só com essa informação já dá pra perceber que faz super bem a saúde ne? Alguns dos principais benéficos são: é rica em cálcio e ferro, ótima para quem está com anemia, tem ação antioxidante, é  boa para a saúde dos músculos e dos olhos, ajuda a prevenir doenças como osteoporose, hipertensão e doenças cardiovasculares. Ah! E também não contém glúten!

Espero que tenham gostado do post! E viva a Quinoa!

***todas as informações postadas aqui não servem como aconselhamento médico ou nutricional. Faça exames regularmente e consulte um médico ou nutricionista antes de iniciar qualquer tipo de dieta.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Quinoa
http://querosaude.com.br/tudo-sobre-quinoa-beneficios/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quinoa
http://mdemulher.abril.com.br/saude/saude/os-beneficios-da-quinua
http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=1&id=507
http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/quinoa-quatro-beneficios-para-a-saude-e-boa-forma.htm
http://www.remedio-caseiro.com/quinoa-uma-semente-cheia-de-beneficios-para-nossa-saude/
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